Sorte....? Raça & Alma!!!



10 de Julho ficará para sempre marcado como um dia de alegria e glória para Portugal. 
Por um momento, maravilhoso, único, inesquecível, histórico, todos nós, portugueses, fomos UM só, unidos por um sentimento enorme e extraordinário.
Por um momento, não houve divisões, nem partidos, nem clubes, nem provincianos, nem citadinos, nem ricos, nem pobres, nem fortes, nem fracos, apenas portugueses.
A Seleção Portuguesa de Futebol venceu o Europeu 2016. Sim, nós, os portugueses, que tanta vezes somos olhados como se fossemos o parente pobre da Europa, somos Campeões.
Mas, não perdemos a humildade.


Cristiano Ronaldo, o Capitão da Seleção, impedido de participar na final, em virtude de uma lesão ocorrida nos primeiros minutos do jogo, disse, aos jornalista, logo a seguir à vitória, que tinham tido sorte.
Sorte, Ronaldo? Sorte é dar um pontapé numa pedra e encontrar um maço de notas, sorte é ficar retido no trânsito e perder o avião que nos conduziria à morte, sorte é chegar a casa um segundo antes de desabar um temporal.
Não é sorte, Ronaldo, é sonho, é trabalho, é coragem, é competência, é persistência, é resiliência, é empenho, é esforço, é luta, é entrega, é generosidade, é fé, é união, é orgulho de ser português, é alma e coração. É Vitória Merecida e Batalhada.
Naquele momento, em que a dor foi mais forte e o derrubou no relvado, a sua alma e o seu coração fizeram-se imensos, então, uma borboleta (mariposa ou traça, who cares?) pousou na sua face, metamorfose, transformação, e ei-lo, o voo da Vitória.
Dizem alguns que a Seleção venceu sem o Ronaldo. Será? Mas, a Seleção não chegou à Final sem o Ronaldo.... E, na Final ele esteve lá, de corpo inteiro, coração e alma. A sua generosidade ao tentar participar, contrariando a dor, foi, certamente, uma fonte de inspiração e união para a sua Equipa, sem as quais teria sido impossível vencer.
Se é certo que uns se destacam mais do que outros, como é o caso de Rui Patrício, o guarda-redes que "nasceu de um amuo",  o Quaresma, o Cigano que talvez venha a dar, finalmente, o grande pontapé de saída para a total integração dos ciganos na sociedade, o Éder, que, ultrapassando adversidades, desde bem novinho, e contrariando a fracas expetativas dos "críticos", fez o remate que nos conduziu à Vitória, ou o Ronaldo, o menino que veio sozinho para o Continente, em busca da realização do sonho, também é certo que todos os outros elementos da Equipa são peças e elos fundamentais para a coesão, desempenho, qualidade e vitória da Equipa. 
Mas, nem só do Futebol vive o Desporto e o 10 de Julho de 2016 foi pródigo em alegrias e Vitórias para Portugal, das quais os portugueses se podem orgulhar e devem agradecer aos seus atletas, pelo esforço, competência, dedicação...




Patrícia Mamona - Medalha de Ouro - é a nova campeã da Europa do triplo salto, ao vencer a competição disputada este domingo em Amesterdão.
Sara Moreira - Medalha de Ouro - na prova da meia-maratona nos europeus de atletismo, em Amesterdão.
Jéssica Augusto - Medalha de Bronze, na prova da meia-maratona nos europeus de atletismo, em Amesterdão.
Tsanko Arnaudov - Medalha de Bronze - no lançamento do peso dos Campeonatos da Europa de atletismo.

Na meia-maratona dos Europeus estreou-se igualmente a Taça da Europa da distância, para a qual contam os registos das três melhores de cada país, tendo Ana Dulce Félix fechado a equipa lusa no 12.º posto, dando o triunfo colectivo a Portugal.

Olhando para todos estes atletas/desportistas portugueses, percebemos que pela sua diversidade representam mais e melhor Portugal. Eles são portugueses e são de uma Raça Pura, feita de gentes de várias etnias e originárias de todos os lugares do Mundo, porque Raça Pura é a Raça da Humanidade.
Portugal segue fiel à sua Alma de descobridor e  pioneiro, como o foi na abolição da escravatura ou de pena de morte.
Essa Alma que é feita do sentir de um enorme Coração... E, se há portugueses de segunda, não são aqueles que são originários de qualquer outra parte do mundo, mas sim aqueles que renegam ou não entendem a Grandeza da Alma e do Coração de quem é verdadeiramente português
Essa Grandeza de Alma, esse Grande Coração está bem patente aqui... nestas imagens que já correram Mundo




Comentários