2019 - Tocando em Frente

E é nesse passo calmo e sentido que volto aqui, depois de uma ausência de alguns meses.
Volto desejando a todos um excelente 2019.
Volto depois de ter concluído a penúltima fase de um projeto iniciado em 2015; de ter iniciado um novo projeto, de que aguardo novas, e de, finalmente, poder arranjar tempo para me dedicar a um outro, já bem velhinho, guardado na gaveta dos sonhos eternamente adiados.
Volto depois de grandes alterações na minha vida, umas programadas e desejadas, outras inesperadas, umas boas, outras nem tanto.
Volto cansada, mas grata, com a sensação de dever cumprido e com a satisfação de ter dado o máximo de mim.
Ando devagar, sinto-me mais forte, conheço as manhas, compreendo a marcha, procuro a paz e amo, como as palavras sentidas de Almir Sater tão bem descrevem.
Certezas? Essas não existem ou são tão efémeras quanto as nuvens que correm pelos céus.
Gastamos demasiada energia a reclamar e, quantas vezes, nos esquecemos de ser gratos. Gratos por mais um dia; Gratos por todos os que amamos e nos amam; Gratos por todos os objetivos alcançados ou obstáculos vencidos; Gratos pela simpatia ou boa-vontade de um desconhecido; Gratos pelo nascer e pôr-do-sol; Gratos pelo teto que nos abriga, pelos alimentos que nos matam a fome, pela água que nos dessedenta; Gratos pela fantástica natureza de que fazemos parte; Gratos pelo imenso Universo; Gratos, até, por todos os contratempos, perdas, dores ou sofrimento que nos fazem mais fortes, mais sábios, mais humanos e que nos obrigam a transcendermo-nos a nós próprios, fazendo de nós pessoas melhores.
Não há fórmulas mágicas para viver a vida; Não há garantias de felicidade. 
Ah, mas há a vida e essa vale a pena ser vivida, Tocando em Frente.

Termino com as palavras sábias e sentidas de Almir Sater e a voz inigualável de Bethânia, nesta que é uma canção que me toca profundamente, onde me revejo e que me ajuda sempre a começar de novo.

Tocando em frente
Almir Sater


Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um…



Sintam a fantástica interpretação de Maria Bethânia 


Comentários