O Zica e Outros

Santiago do Cacém - Alentejo - anos 50/60


A morte é uma inevitabilidade e a única certeza que temos na vida, contudo, ela não deixa de ser encarada como algo cruel e que nos é estranho.

O Zica morreu e, ainda que, ao longo dos anos, as nossas trocas de palavras pouco tivessem passado do "Olá. Tudo bem contigo?", o Zica fez parte da minha adolescência e juventude, passadas na minha Vila, hoje cidade?, Santiago do Cacém. 
O Zica partiu e com ele levou um pouco da minha juventude. 
Nos últimos tempos, começou a partir gente da minha geração e da anterior à minha. Com alguns mantinha contacto regular, mas outros não os via há anos. No entanto, o facto de não os ver não significa que estivessem menos presentes na minha memória, nem que a sua partida me tivesse deixado indiferente.
Eles estavam cá todos, no lugar certo, habitando as minhas memórias, que, de alguma forma, vivem paralelamente à nossa vida presente, e, subitamente, começaram a ser-me roubados, criando grandes lacunas nos "locais" da minha  juventude, ainda tão presente.
Boa viagem, Zica. Boa viagem a todos os que, pela lei da vida, ou será da morte?, vão partindo.  
Um dia, vamos encontrar-nos todos de novo. Vamos reconhecer-nos uns aos outros e fazer uma grande festa, nesse "lugar" para onde não existem coordenadas, mas, seja lá como for, que todos havemos de encontrar.

Comentários

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita