Heróis? Somos todos nós

Menina Puladora

De alguma forma todos somos heróis, pois todos os dias, logo ao acordar, enfrentamos a vida e um novo dia que começa, com todos os seus desafios.
Heróis não são apenas aqueles que, pontualmente, executam actos heróicos e / ou arriscados. Heróis somos todos nós que temos a ousadia de ser felizes, apesar de todos os pesares.
Mas, afinal, o que é a felicidade? Um momento? Um sentimento? Um estado de espírito? Ou uma forma de estar na vida?
Acho que é tudo isso, mas principalmente uma forma de estar e olhar a vida.
Aflige-me, a palavra é mesmo essa, aflige-me, pensar que muitas pessoas deixam a sua felicidade por mãos alheias, demitindo-se, de alguma forma, da responsabilidade que têm com e na sua própria vida.
Uns deixam que a sua vida seja controlada por não se sabe que poder misterioso, contra o qual nada há fazer e, portanto, aceitando tudo com uma espécie de apatia e resignação total. Outros, pelo contrário, depositam toda a sua fé numa qualquer corrente mística, a qual lhes acena com a promessa da felicidade total, desde que se cumpram determinadas regras, procedimentos ou, até mesmo, pagamentos.
Nada tenho contra aqueles que acreditam em Deus ou em qualquer outro poder Superior, pois eu própria sou crente, mas assemelha-se-me incompreensível que, em virtude dessa crença, se possa considerar que nada, na nossa vida, está nas nossas mãos e que, qualquer que seja a nossa atitude perante a vida, ela já está predestinada e, portanto, nada poderemos fazer.
A este propósito ocorre-me contar uma pequena história, meio anedótica, já com alguns aninhos, por sinal.
Uma vez houve umas grandes inundações, num certo lugar, e a maioria dos habitantes, progressivamente, começou a abandoná-lo. Os primeiros partiram a pé, de carro e noutros meios de transporte. Ao passarem em frente à casa do Manuel, chamaram-no: Anda daí Manuel que a chuva não vai parar. Ao que o Manuel respondeu: Eu não deixo a minha casa, pois Deus vai salvar-me.
A certa altura as estradas tornaram-se intransitáveis e transformaram-se em rios, de correntes violentas, pelo que os restantes habitantes já só puderam partir em barcos. Ao passarem em frente à casa de Manuel a cena repetiu-se e este, já no primeiro andar da casa, pois o resto estava completamente inundado, voltou a repetir que não deixava a casa, porque Deus o ia salvar.
Por fim, já nem de barco era possível deslocarem-se e os últimos resistentes só já puderam ser recolhidos de helicóptero. E, mais uma vez, a cena se repetiu, e, mais uma vez, o Manuel, já na parte mais alta do telhado da sua casa, voltou a afirmar que não iria abandonar a sua casa, porque Deus ia salvá-lo.
Foi nesta altura que as nuvens se afastaram e uma estranha luz iluminou o local, ao mesmo tempo que, vinda do infinito, se fez ouvir uma voz de trovão:
- Como queres tu que eu te salve, Manuel, se já te enviei carros, barcos e até helicópteros e tu todos recusaste?
Aquilo que pretendo aqui afirmar é que, embora haja muita coisa que não pudemos controlar, nomeadamente, as atitudes dos outros, as catástrofes naturais, as doenças e outras situações semelhantes, há, também, muita outra que apenas depende de nós.
Das quais destaco a perspetiva com que olhamos as coisas, as atitudes que tomamos perante os factos, o nosso empenho, ou não, na busca de soluções, o ficarmos presos, ou não, ao passado, a rancores e ressentimentos, ou o buscarmos soluções mágicas, para problemas reais, demitindo-nos da nossa responsabilidade sobre os mesmos, seja na educação dos filhos, no apoio aos pais, vizinhos ou conhecidos, no exercício das nossas actividades cívicas, ou, ainda, na forma como nos alimentamos ou nos vícios que temos.
Em cada um de nós existe a capacidade da mudança, tal como existe a da escolha do caminho a seguir, ou a da escolha do bem ou do mal.
Seremos sempre verdadeiro heróis, cada vez que nos reerguermos, cada vez que buscarmos soluções, cada vez que recomeçarmos, cada vez que sorrirmos, cada vez que acreditarmos em nós e na humanidade,….
Para mim, a vida é um caminho, o qual só se pode fazer caminhando e, por mais que as nossas vivências mais duras nos deixem marcas, elas deixam, simultaneamente, aprendizagens, por mais que nos partam o coração, ele tem sempre capacidade de amar, e por mais que as coisas corram mal, nós sabemos que elas um dia vão mudar.
Há coisas que perdemos e que são irrecuperáveis, restam-nos as boas recordações das mesmas que, em conjunto com os nossos laços afetivos, família, amigos e outros, nos irão inspirar e ajudar a construir novos amores, novos sonhos, novos projetos, novos trabalhos...
Deixo-vos uns óculos de lentes cor-de-rosa, para verem a vida mais bonita, uma menina puladora, idêntica à menina, ou menino, que existe dentro de vós, ansiando por rir, brincar e divertir-se, e a voz e palavras espectaculares da Mariah Carey, para que vos sirvam de inspiração e vos ponham a cantar.

Hero

Verse 1:
There's a hero, if you look inside your heart.
You don't have to be afraid of what you are.
There's an answer, if you reach into your soul,
And the sorrow that you know will melt away.

(Chorus):
And then a hero comes along, with the strength to carry on,
And you cast your fears aside, and you know you can survive.
So when you feel like hope is gone,
Look inside you and be strong,
And you'll finally see the truth, that a hero lives in you.

Verse 2:
It's a long road, when you face the world alone.
No one reaches out a hand for you to hold.
You can find love, if you search within yourself,
And the emptiness you felt will disappear.

(Repeat Chorus)

Lord knows, dreams are hard to follow.
But don't let anyone, tear them away- ay ay.
Hold on, there will be tomorrow.
In time, you'll find the way.

(Chorus)
That a hero lives in... you
That a hero lives in... you

E agora a tradução

Herói

Verso Um
Existe um herói, se você olhar dentro de seu coração
Não precisa ter medo do que você é
Existe uma resposta, se você procurar dentro de sua alma
E a tristeza que você conhece irá desaparecer

Refrão
E então um herói surgirá, com a força para prosseguir
E você deixará seus medos de lado, e sabe que pode sobreviver
E quando sentir que sua esperança se foi
Olhe dentro de si e seja forte
E finalmente verá a verdade que existe um herói em você

Verso 2
É um longo caminho, quando você encara o mundo sozinho
Ninguém estende uma mão para você segurar
Você pode encontrar o amor, se procurá-lo dentro de si mesmo
E o vazio que sentia irá desaparecer

(Repete Refrão)

Deus sabe, é difícil ir atrás dos sonhos
Mas não deixe ninguém destruí-los
Se mantenha firme, haverá um amanhã,
No tempo certo você achará o caminho

(Refrão)

Que existe um herói em você...
Que existe um herói em você...

Comentários

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita