Lugares Bonitos com História. Curiosidades - Trancoso - Portugal vs Brasil

Portugal é lindo e, para um país tão pequeno, tem uma grande variedade de características geográficas, gastronómicas e culturais. A paisagem é muito diversificada,    as casas típicas estão em harmonia com o clima e os recursos naturais das regiões, os sotaques são muito variados, a doçaria é, talvez, a melhor do mundo, os pratos regionais um espetáculo e, de norte a sul do país, as gentes são calorosas e recebem bem os visitantes.
Nunca me canso de "descobrir" "terrinhas" carregadas de história e de regionalismos, nem de me embriagar com o verde, a montanha, a planície ou o mar.
Mas, a nossa "marca", por via da gloriosa Época dos Descobrimentos, encontra-se espalhada por outros continentes, existindo mesmo várias localidades, noutros países, com o mesmo nome de lugares, vilas ou cidades de Portugal
Hoje lembrei-me de

Trancoso, Beira Alta, Portugal
«Vale a pena visitar, é muito bonita»
A cidade de Trancoso situa-se na província da Beira Alta, num planalto de cota média integrado no distrito da Guarda, a  45 km a noroeste dessa cidade. 
Trancoso foi uma das mais importantes vilas medievais portuguesas, já que, devido à sua posição estratégica, constituiu um dos pontos mais avançados da reconquista cristã para sul. A posição dominante do castelo, a quase novecentos metros de altitude, faz-nos crer que, desde sempre, essa situação foi considerada pelos povoadores de todas as épocas. Naturalmente que Trancoso seria um pequeno povoado e não devia ultrapassar o espaço intramuros, que se circunscreveria certamente no ocupado hoje pelo castelo e pouco mais. Após a invasão de povos como os romanos e os godos, a povoação terá evoluído, mas nenhum documento nos permite concluir, qual a dimensão dessa evolução, nem o seu processamento.
Através do site da Câmara Municipal de Trancoso pode recolher-se informação diversa acerca desta cidade:
  (clique nos itens para ir para o site)       
Trancoso
Freguesias
História
Batalha de Trancoso
Lendas
Localização e Acessos
Turismo
Cultura e Lazer
Município 

Trancoso, Bahia - Brasil    (clique no título para ir para o site)

«Vale a pena visitar, é muito bonita» 
Localiza-se no Estado da Bahia, a 26Km de porto Seguro. Antiga aldeia de São João Batista dos Índios, foi fundada pelos padres jesuítas em 1586. Trancoso oferece a seus habitantes e visitantes um encontro íntimo com a natureza e uma vida saudável e cheia de prazeres.  
A pequena e aconchegante, vila desenvolveu-se, no passado, em volta de um gramado retangular, situado no alto de um platô, repleto de frondosas amendoeiras e mangueiras, onde se encontra a bela Igreja de São João, construída em 1650.
Se puder visitar esta vila, no tropical país irmão, será também muito bem recebido. O povo brasileiro é caloroso, simpático e tem um "jeitinho" muito próprio de receber os visitantes.


Se não puder viajar de outra forma, viaje pela internet. Parta à descoberta dos tesouros espalhados por Portugal e pelo mundo. Eles fazem parte do património mundial e têm o poder de nos fazer sonhar, viver, cultivar,.....

Comentários