Medicina Ocidental - Medicina Oriental - O SOTAI - Técnica de Correção Postural



Medicina Ocidental (Convencional) ou Medicina Oriental (Alternativa)?

Estas duas Medicinas não são antagónicas, nem se prejudicam uma à outra, pelo contrário, complementa-se. 
A saúde de todos nós pode beneficiar enormemente desta complementaridade. Se a medicina Ocidental está mais apostada no sentido da cura, a medicina Oriental aposta mais na prevenção, uma utiliza, principalmente, métodos químicos e de aplicação da tecnologia, e a outra utiliza, quase exclusivamente, métodos naturais.
Hoje vou falar-lhes do Sotai

SOTAI - Correção Postural Japonesa

Muitos dos nossos hábitos e posturas corporais habituais, no trabalho, em casa, no desporto e no lazer, conduzem a situações de dores esporádicas ou crónicas, a uma sensação de mal-estar geral e até a estados de doença  ou a alterações do posicionamento dos órgãos.
O SOTAI - Correção Postural Japonesa é um tratamento natural, baseado nos conhecimentos das Medicinas Tradicionais Chinesa e Japonesa, para a sincronização muscular e articular.   Tem o objectivo de favorecer o equilíbrio corporal de uma maneira suave e de acordo com a nossa natureza e não tem quaisquer efeitos secundários.  
O Sotai é uma Técnica de exercícios fáceis que favorecem a sincronização muscular e articular, a qual visa, também, alterar uma série de hábitos posturais da vida quotidiana.
Para o Sotai todos os movimentos se devem efectuar suave e lentamente, sem brusquidão e não devem causar dor em nenhuma ocasião.  Se dói, o movimento deve ser interrompido, mas de forma delicada, sem violência.
Relaxar rapidamente quando existe dor, mas sem brusquidão, sem voltar à posição inicial ou para a posição contrária, fazendo o  corpo morto, como uma marioneta que perde a tensão nas cordas.
Através do Sotai poderá ganhar um novo bem-estar, eliminar a dor, ou reduzi-la de forma substancial, da sua vida.
De amanhã, ao acordar, a primeira coisa que deve fazer é preparar os músculos e as articulações para enfrentar o dia. O Sotai tem diversos exercícios que pode efectuar ao iniciar o dia, ou em qualquer altura, que podem contribuir para o seu bem-estar e para se manter saudável.
Muito importante:  Antes de se levantar, antes de por os pés no chão, Espreguice-se, espreguice todo o corpo, desde os pés à cabeça, bastam 2mn e o seu dia será bem melhor.

Sequência básica para realizar os movimentos de Sotai:
1. Realiza-se o movimento para um lado e para o lado contrário, para determinar qual a direção que é mais agradável, mais cómoda e que não dói.
2. Determinada  a direção mais confortável, realiza-se o movimento para essa direção.
3. Deve fazer-se o movimento até ao fim, sem ressaltar e sem fazer insistências.
4. Quando se chega ao fim do movimento, mantém-se a posição por 3 segundos.
5. Relaxa-se subitamente, mas sem brusquidão e sem retornar à posição inicial ou ao lado oposto, deixando o corpo morto, como um fantoche que perdeu a tensão das cordas;
6. Descansa-se 15/20 segundos;
7. Repete-se o mesmo movimento três vezes seguidas, sempre com a mesma sequência;
8. Verifica-se se o movimento, do passo 1, que era mais incómodo, é agora mais cómodo. Esta comprovação deve fazer-se de forma suave, só uma vez, e se não tiver melhorado, não se deve passar ao exercício seguinte, repetindo-se novamente a sequência, até que o movimento contrário deixe de ser incómodo.
Estes são alguns dos exemplos de exercícios básicos de Sotai que poderá fazer sozinho/a. 


Pode aceder à sequência básica de 18 exercícios através do link 

No Sotai existem regras  básicas

  1. Como deitar-se
  2. Dormir onde e como
  3. Antes de dormir
  4. Como levantar-se
  5. Como lavar a cara e os dentes
  6. Como sentar-se. Como entrar num automóvel. 
Cada um de nós pode escolher, até certo ponto, estar são ou enfermo, de acordo com o tipo de vida que faz, com o que come, bebe, da forma e número de horas que dorme,  como trabalha e, até mesmo, como encara a vida. 
Através do Sotai pode melhorar a sua qualidade de vida. É fácil, não tem custos e fá-lo-à sentir mais saudável física e psicologicamente.

Saiba mais no link           http://www.revistanatural.com/articulo.asp?id=61

Alterações Posturais

As alterações posturais são desvios que podem afetar qualquer estrutura óssea do corpo, mas, a coluna vertebral é a estrutura óssea, normalmente, mais afectada. 
Principais alterações posturais: Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose da coluna vertebral.
Essas alterações podem ocorrer por diversas razões, tais como, falta de fortalecimento dos músculos das costas,  mal formação genética, traumatismo ou, simplesmente, má postura no dia a dia. 
 

Ao observar a coluna lateralmente (de perfil), ela apresenta algumas curvaturas que são consideradas fisiológicas (normais). São elas:
• Cervical - há uma curvatura convexa para frente, chamada de Lordose Cervical.
• Torácica ou Dorsal- há uma curvatura côncava para frente, chamada de Cifose Torácica.
• Lombar- há uma curvatura convexa para frente, chamada de Lordose Lombar.
• Sacrococcígea- há uma curvatura côncava para frente, chamada de Cifose Sacral.


As alterações posturais podem causar problemas mais graves como alteração da localização dos órgãos, dor e falta de amplitude de movimento das articulações.

Os ortopedistas, fisiatras ou osteopatas fazem uma avaliação da gravidade do desvio ou lesão e indicam  o melhor tratamento, o qual será realizado pelos  fisioterapeutas; acupunctores; Terapeutas de shiatsu; de massagem terapêutica; de podo-reflexologia, etc.

 CUIDE DE SI, PELA SUA SAÚDE

Comentários

  1. Estou grata pela leitura que acabei de fazer. Vou experimentar, a partir deste momento, os exercícios propostos.

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