INVISIBILIDADE HUMANA

Neste tempo de Natal, partilho convosco algo que me impressiona e em que vale a pena pensar: A Invisibilidade Humana, ou seja, a capacidade que os seres humanos têm de passar por outro ser humano e não o "ver".
Partilho convosco a    Entrevista   de Fernando Braga da Costa,  psicólogo social, que realizou a Tese de Mestrado " Responsabilidade Social", na Universidade de São Paulo,  na qual se debruça sobre a estranha realidade "Invisibilidade Humana".

Fingi ser gari (varredor) um mês e vivi como um ser invisível'*
Psicólogo varreu as ruas da Universidade de São Paulo para concluir sua tese de mestrado da 'invisibilidade pública'.
Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.
                                    Plínio Delphino, Diário de São Paulo

O psicólogo social Fernando Braga da Costa  vestiu uniforme e trabalhou um mês como gari, varrendo ruas da Universidade de S. Paulo e constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'.

Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, *onde enxerga-se a função e não a pessoa*. 
Braga trabalhava meio período como varredor de rua, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida:

Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode *significar um sopro de vida, um sinal da própria existência", explica o pesquisador.
 
*Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!*
*E que interessante seria algum tempo neste exercício ...*
*Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.*
*O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor.*            Teresa de Calcutá

Comentários