REIKI - ENERGIA E AMOR UNIVERSAL



Reiki, é uma terapia holística natural. É a antiga arte tibetana de canalizar energia vital através da imposição das mãos, redescoberta no Japão,  no século passado pelo Dr. Mikao Usui e introduzida na América (USA), por volta de 1940, pela Senhora Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.

A palavra japonesa "Reiki" poderá ser traduzida por "energia vital do universo" ou "força da energia vital do universo".
Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava tudo o que vive. Hoje, cada vez mais, as pessoas, incluindo cientistas, estão convencidas de que assim é. 
O corpo utiliza energia vital para se reconstituir em caso de ferimentos ou doenças. Quando há redução ou bloqueio na circulação dessa energia, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais.
A energia vital é de suma importância e a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia a dia. 
A prática do Reiki baseia-se na canalização da energia universal através da imposição de mãos e, também, à distância, através de determinados rituais, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural, seja ele emocional, físico ou espiritual, podendo eliminar doenças e promover a saúde.



O Reiki assenta num Kotodama, ou seja, nos seguintes princípios:

Só por hoje: 
  • Não se preocupe 
  • Não se aborreça 
  • Honre pais e mestres 
  • Trabalhe honestamente 
  • Seja gentil com todos os seres
Quer se acredite, ou não, na existência de uma energia universal passível de ser captada e canalizada pelos seres humanos, com o objetivo de os curar física, emocional ou espiritualmente, o que é facto é que quanto mais em paz nos sentimos connosco próprios, com os outros e com o mundo, mais os outros se sentem bem na nossa companhia, mais (energia) força temos para lutar contra qualquer tipo de adversidade e melhor podemos ajudar outros a fazê-lo.
Eu acredito nesta energia universal que podemos canalizar para nós e, através de nós, para os outros. Não sei se a mesma pode curar doenças, mas sei que após uma sessão de Reiki toda a gente se sente melhor e mais forte física, emocional e espiritualmente, logo mais capaz para enfrentar os desafios da vida.
Assim, de acordo com o próprio conhecimento da Medicina (convencional) de que grande parte das doenças que nos afetam têm uma origem psicossomática, o Reiki será sempre um contributo positivo no tratamento de qualquer doença.
Para além disso, qualquer verdadeiro praticante / terapeuta de Reiki é, por definição, alguém que gosta dos outros, canalizando, assim, para estes a sua atenção, amor e energia e, como todos nós bem sabemos, quando somos alvos da atenção (diferente de intromissão), do amor e das boas energias de alguém, todos nos sentimos melhor.
Neste Natal e no Novo Ano que se avizinha vamos então procurar captar a energia universal e canalizá-la, através das nossas mãos, do nosso espírito e dos nossos sentimentos, para nós próprios e para os outros que nos rodeiam.



Este é, também, afinal o verdadeiro espírito do Natal, do nascimento de Cristo e das bases em que se apoiam todas religiões e correntes humanitárias. 
Se amamos alguém, desejamos que esse alguém seja feliz e se sinta bem e esse nosso sentimento gera uma energia que chegará ao outro e o fará redobrar as suas forças e energia. 
Pela mesma ordem de razões, se nos amarmos uns aos outros produziremos uma corrente de energia universal e positiva que chegará a todos, nos fará sentir melhor e ganhar forças para enfrentar todos os desafios da vida.


Comentários

  1. Teresa, é verdade o que dizes...e é tão simples gostar dos outros....só precisamos ter o espirito aberto, e uma mão habituada a dar....não custa dinheiro....e um dia recebemos em troca sorrisos,amizade....e sentimo-nos em PAZ....Não existe sensação melhor do que esta....e recebemos tudo isto quando viemos ao mundo.....da mão e do coração da nossa Mãe...será que esquecemos? Eu todos os dias me obrigo a recordar.....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita