E, FINALMENTE, A TESE


Pois é meus amigos/as, chegou a hora de arregaçar as mangas e deitar as mãos ao trabalho.
Depois de um primeiro semestre algo conturbado, a vários níveis, mas que terminou bem, uma vez que consegui atingir todos os meus objetivos profissionais e de estudante e mesmo, de alguma forma, os pessoais, tenho agora que juntar todas as minhas forças para ser bem sucedida na realização da minha Tese/Dissertação de Mestrado, a qual terei que entregar até Setembro e apresentar publicamente em Outubro ou Novembro.
Provavelmente, a partir de agora, as minhas postagens no blog serão mais irregulares, mas claro que não o abandonarei.
O tema da minha Tese/Dissertação é a Educação de Adultos, um tema que me é caro porque considero que a educação é uma peça fundamental para melhorar a qualidade de vida, conseguir realizar análises e opções, a diferentes níveis, mais fundamentadas, criar as condições para mais facilmente atingir a realização profissional, integração social e, ainda mais importante, a realização pessoal.
Já tem sido amplamente referido, por outros bem mais credenciados do que eu, que a Educação é fundamental para a evolução e desenvolvimento das sociedades e das pessoas, principalmente agora que vivemos a Era da Globalização. Os países mais bem sucedidos e em que existem melhores condições de vida, ao nível do trabalho, saúde, ciência e tecnologia, entre outros, são, maioritariamente, aqueles em que o investimento e níveis de educação são mais elevados. Por outro lado, cidadãos mais informados estão, em principio, mais aptos a fazer melhores e mais fundamentadas escolhas.
A perspetiva em que ia, inicialmente, abordar a Educação e Formação de Adultos na Dissertação, teve que ser alterada, o que também contribuiu para que me tenha atrasado na realização da mesma. A razão desta modificação prendeu-se com as recentes alterações políticas no país, as quais se ficaram a dever, principalmente, à crise económica e financeira nacional e internacional.
A mudança de governo e a própria crise provocaram reestruturações a todos os níveis, incluindo ao nível da Educação e, particularmente, ao nível da Educação e Formação de Adultos.
Assim, enquanto a perspetiva inicial da Dissertação se prendia, principalmente, com o Sistema Nacional RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e as razões pelas quais muitos dos adultos não terminavam as suas certificações. Atualmente, esta perspetiva ampliou-se a todo o tipo de formação e educação de adultos e o que pretendo investigar é a perspetiva que os professores, formadores e orientadores têm acerca dos factores que condicionam o sucesso ou insucesso dessa mesma Educação.
Ainda que, à partida, já tenha tido que enfrentar vários obstáculos a esta investigação, espero conseguir realizá-la com sucesso.

Comentários

  1. Claro que vais ter sucesso, tu és forte e Mereces. Beijos, Beli

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita