FLORES DE MAIO


Schlumbergera truncata, também conhecida como flor de maio, é uma espécie de Schlumbergera, do género botânico da família cactaceae. É originária do Brasil e seus nomes populares são: Flor de maio, cato de natal, cato de Páscoa, flor de seda. Floresce no outono do hemisfério sul, apresentando flores cor de rosa, brancas, laranjas e vermelhas. Seu ciclo de vida é perene. Possui caule formado por vários artículos que podem ser destacados para formar novas plantas - Fonte Wikipédia 


Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome parece ter ficado a dever-se à deusa romana, da fertilidade, Bona Dea, ou à deusa grega Maya, mãe de Hermes. 
Em França, no Antigo Regime, era costume plantar um " Maio " ou " árvore de Maio " em honra de alguém. 
No Condado de Nice moças e rapazes « giravam o Maio » ao som de pífaro e tambor, ou seja, dançavam, à roda da árvore de Maio, as denominadas rondas de Maio.
Para os católicos Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, e realizam-se diversas celebrações em sua honra
Maio é, também, o mês do signo astrológico Touro.
Depois de um Abril, normalmente, chuvoso,  chega o mês de Maio, repleto de flores e de cheiros, o esplendor da Primavera. 
Toda a natureza parece ganhar nova vida, nova esperança, novo vigor e nós, humanos, também não lhe somos imunes. 


Gosto do mês de Maio, do seu nome e de todas as "promessas" de esperança, vida e amor que lhe estão associadas.


Neste ano de crise, nesta era, dita, do Conhecimento, de alterações profundas na sociedade, a todos os níveis, familiares, sociais, económicos, científicos ou tecnológicos, em que tantos valores, outrora tidos como inquestionáveis, foram postos em causa. Neste ano, dizia eu, "apetece-me" olhar este mês, luminoso, colorido e cheiroso, com uma renovada esperança e, enchendo o meu coração do seu vigor, acreditar que todas as coisas são possíveis.
Vamos todos plantar uma "árvore", um Maio, que gere vida, crescimento e bem-estar.


Comentários

  1. Realmente Tê... tens razão. Estamos quase em sintonia... e eu digo quase, porque eu virei-me mais para a mostra de flores, tu como sempre falas que te fartas... o que eu acho optimo.
    A ausência realmente é grande, penso que ando um pouco sem paciência para estas lides...
    Devagar, devagarzinho... eu volto de vez em vez.
    Um beijo
    Maga

    ResponderEliminar
  2. Só vim num pé, vou no outro... para te desejar um feliz dia da Mãe, a ti e á tua Mãe
    Beijos para as duas
    Maga

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita