ILUSÃO ÓTICA

Olhei esta foto e percebi que os meus olhos me estavam a pregar uma partida. Que vejo eu? Crianças navegando num barco, num rio de estranha vegetação? Crianças "navegando" num barco voador, por cima de uma floresta? Não sei o que vejo. É apenas uma ilusão óptica.


Ocorreu-me que, muitas vezes, na vida, cometemos este mesmo tipo de erro, apenas não se trata de uma ilusão ótica, mas de outro tipo de engano ou confusão, em que o nosso cérebro ou o nosso coração não conseguem interpretar de forma clara  o que estamos a ouvir, ver sentir, compreender...
São as ilusões "óticas" dos nossos outros "olhos" do discernimento. Muitas vezes, ouvimos apenas o que queremos ou esperávamos ouvir. Interpretamos a realidade de acordo com as nossas aspirações e desejos ou, alternativamente, condicionada pelos nossos medos, limitações ou frustrações.
Quantas vezes, falando com os outros, damos respostas ou comportamo-nos de acordo, não  com o que o  outro disse ou fez, mas em função do que nós próprios pensamos acerca do assunto, ou do que achamos que o outro está a dizer.
O ser humano tem, por vezes, muita dificuldade em "ouvir" o outro. "Gosta" mais de se ouvir a si mesmo.
Cuidado com as ilusões "óticas", elas podem-nos fazer perder o  melhor da vida, uma experiência enriquecedora, um amor ou uma amizade...

Façam o favor de ser Felizes

Comentários