Porque estou aqui - Fantástico 2012 - Engenho E Arte No Humanismo E Na Solidariedade

Uma das fotos iniciais do Fantástico 2012 - Sozinhos pouco podemos - Unidos mudaremos o mundo
Em Dezembro de 2011, após uma conversa no chat do facebook com uma prima e amiga, acerca da crise mundial e, particularmente, dos graves efeitos que se faziam sentir no país, criei o GRUPO GLORIOSO 2012. Posteriormente, alterei o nome do Grupo, para Fantástico 2012, em virtude da associação que se podia fazer a um certo clube desportivo.
A criação deste grupo deu, seguidamente, origem à PÁGINA FANTÁSTICO 2012 – ENGENHO E ARTE NO HUMANISMO E SOLIDARIEDADE, pois
que imaginei que esta teria maior visibilidade e, portanto, chegaria a um maior número de pessoas.
Os motivos que estiveram na origem da criação quer do Grupo, quer da Página, foram a tentativa de criar uma rede de interajuda, no momento difícil que o país atravessava e atravessa.
Assim, esperava que os MEMBROS DO GRUPO se disponibilizassem para ajudar quem necessitasse e nos procurasse, cada um dentro da sua área de saberes (médicos, advogados, funcionários da segurança social ou finanças, professores, psicólogos, potenciais empregadores, etc, etc..). Esperava que, efetivamente, as pessoas que tivessem qualquer tipo de problemas, nos contactassem e se criasse uma comunidade de interajuda.
Simultaneamente, na Página do Fantástico 2012 tem sido feita, desde o início, divulgação de ofertas de emprego, nas mais diferentes áreas, de descobertas médicas e/ou científicas, de legislação e das mais diversas formas de melhorar a qualidade de vida, aproveitando novas ideias ou conceitos originais.
Hoje, na RTP passou uma reportagem acerca daqueles que mais estão a sofrer com a crise. Alguns deles perderam subsídios, apenas por não saberem preencher impressos, ou desconhecerem de que forma deveriam atuar. Foi nestes, principalmente, que pensei quando criei o Grupo e a Página. NOS MAIS CARENCIADOS, COM MENOS ACESSO À INFORMAÇÃO E COM MENOS CONHECIMENTOS OU COMPETÊNCIAS.
Mas, muitos destes não têm acesso à internet. Para que lhes serve o Grupo ou a Página? perguntarão vocês.
E, eu respondo: Mas, todos eles conhecem alguém que tem acesso à internet, que pode colocar as questões, dúvidas ou problemas por eles. Para que isso aconteça basta que nos interessemos uns por outros, que os procuremos ajudar, que nos dêmos ao trabalho de fazer qualquer coisa bem mais positiva do que protestar.
Entristece-me pensar que não consegui atingir, nem de perto, nem de longe, o meu objetivo, mas, porque sou teimosa, persistente e determinada não irei desistir de tentar que “APRENDAMOS” A VIVER NUMA VERDADEIRA COMUNIDADE.

Continuo a contar com todos… Eu cá estarei sempre…

Teresa Varela

Comentários