AS PEQUENAS COISAS

Realizar grandes atos heróicos, grandes feitos em prole da humanidade ou grandes gestos que alterem  o curso da história, não está, na maioria das vezes, ao nosso alcance, nem, por si só, determinam ou definem o carácter dos homens.
A principal e verdadeira "guerra", que revela o caráter e valor de cada Homem, é aquela que travamos todos os dias,  nas nossas rotinas diárias ou perante circunstâncias mais ou menos difíceis, mais ou menos dramáticas. 
O nosso verdadeiro caráter manifesta-se na batalha da vida, connosco próprios, na família, com os amigos, no trabalho, no trânsito da hora de ponta, com o vizinho do lado, ou nos mais simples e esporádicos encontros com desconhecidos.
A vida é feita, principalmente, de pequenas coisas, de pequenos gestos, que têm o poder de alterar os nossos dias e, consequentemente, a pequena parte do mundo que nos rodeia.
Vem esta pequena crónica a propósito de um acontecimento, talvez insignificante, que se deu comigo há dois dias e que teve o poder de fazer com que o meu dia fosse um dia melhor.
De manhã, quando saí, para ir trabalhar, parei na área de serviço* mais próxima, para comprar tabaco (sim, eu fumo há muitos anos, mea culpa).
Já conheço o funcionário que me atendeu, há vários anos, e ele  é sempre simpático e atende toda a gente de uma forma cordial. 
Quando chegou a minha vez de ser atendida, ele perguntou-me, com um sorriso:
Então que deseja a menina**? Eu, é claro, comecei a rir (uma menina já com idade para ser avó) e fiz um comentário, meio monossilábico, adequado.
Ao que ele respondeu: Temos que sorrir e levar as coisas com boa disposição, mesmo que tenhamos problemas, mesmo que haja crise e, principalmente, porque há crise. 
Eu corroborei a sua afirmação e, como já estava atendida, preparava-me para me despedir e seguir viagem, quando ele, à laia de de despedida, me disse:  Um bom dia para a senhora e que Deus a abençoe. Parei, por um momento, olhei-o, sorri-lhe, desejei-lhe um bom-dia e, querem saber?, senti-me verdadeiramente abençoada.
Um pequeno gesto, uma palavra simples, um sorriso, uma atitude cooperante, o mostrar boa-vontade, pode efetivamente mudar o nosso dia, torná-lo mais agradável, brilhante e colorido e, normalmente, isso fará com que também nós vamos iluminar o de outros, que, por sua vez, irão dar continuidade a esse circulo imparável de boa-vontade e sorrisos.
Faça um pequeno gesto....Seja amável e cooperante e verá que o seu dia será muito mais brilhante.

Esclarecimento para os meus leitores brasileiros ou os que lêem os meus textos traduzidos para outras nguas, os quais poderão não conseguir interpretar o real sentido das palavras...
* Área de Serviço - posto de gasolina, onde também se vendem diversos produtos de primeira necessidade e em que normalmente existe um bar e/ou restaurante.
** Menina - Forma de nos referimos ou dirigirmos a uma criança ou jovem do sexo feminino

Comentários