O SEGREDO E OUTROS CONTOS INFANTIS

Quem dera que eu conhecesse uma fórmula ou as palavras secretas para partilhar convosco, a fim de acabar com o sofrimento, a doença, a guerra, ou a fome no mundo, mas não conheço, nem acredito que tais coisas existam.
Vivemos num mundo em contínua mudança e evolução, repleto de seres humanos com diferentes características, religiões, tradições, culturas e opções de vida.
Enquanto seres humanos somos perfeitos, na nossa própria imperfeição, pois somos dicotómicos e muitas vezes ambíguos, vivendo continuamente entre escolhas, entre o Bem e o Mal.
Desde os primórdios da humanidade, existe Amor, Alegria, Coragem, Honestidade, Frontalidade, Conhecimento, Generosidade ou Humildade, mas existem também todos os seus opostos.
A vida de cada Homem parece ser determinada por um imperativo de crescimento, que o levará a percorrer um determinado Caminho, o qual depende tanto de circunstâncias que lhe são alheias ou escapam ao seu controlo, como das suas próprias escolhas e ações.
De quando em quando, aparecem homens que se auto-denominam de "sábios" ou "iluminados", ou que afirmam ter tido acesso a um Conhecimento ou Poder que, aparentemente, se encontra vedado aos restantes mortais. Normalmente, esses "iluminados", "generosamente", decidem partilhar o seu "Segredo" connosco, não raras vezes, fazendo fortunas à custa dos incautos.
Contudo, nem tudo são fraudes, ou mesmo sendo-o, por vezes existe, de facto, alguma verdade, conhecimento e poder, naquilo que nos é transmitido.
No fundo, todos sabemos que uma atitude positiva, perante a vida, conduz sempre a melhores resultados. Que a aceitação de uma perda, ou do sofrimento, nos permite uma libertação que nos ajudará a enfrentar as adversidades e ultrapassá-las de uma forma menos dolorosa, o que nos conduzirá a um novo começo, a uma nova oportunidade.
O ser humano almeja a felicidade, mas, muita vezes, é ele mesmo que produz a sua própria infelicidade.
Acredito que nós e o Universo somos um todo. Acredito num Deus que está dentro de nós e à nossa volta, em cada ser vivo, na natureza, nas estrelas, no sol ou na lua. 
Mas não acredito que a construção da felicidade se consiga através de passes de mágica ou palavras secretas. Por vezes, por mais que façamos, por mais positivos que sejamos, por mais atitudes corretas que tenhamos, a vida não nos dá o que queríamos, não se produz o milagre que desejávamos.
O Reiki, as Terapias, ou os ensinamentos de livros como o Segredo, são apenas instrumentos que nos podem ajudar a fazer a nossa Caminhada, mas não são a Verdade Absoluta, não são um passe de Mágica, não são o Princípio e o Fim, nem muito menos o Objetivo da nossa vida.
Creio que o instrumento mais valioso na busca do conhecimento e da felicidade é a nossa espiritualidade e capacidade de Amar.
Por isso vos deixo uma Oração extraordinária, atribuída a S. Francisco de Assis, que penso que transmite o Fundamental acerca da Vida, do Amor e da Felicidade.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
 .../...

Todos somos Seres de Luz
Espero que, mesmo na noite mais fria e escura, esta pequena vela seja  Luz, seja Paz, seja Coragem... Porque a sua Chama é Eterna
 


Comentários

  1. Obrigada por expressar tão lindamente uma coisa na qual eu também creio: que a vida, às vezes, não nos dá o que queremos, e que não temos o poder de conseguirmos tudo apenas através da força do pensamento (embora ele ajude). Tenho lido alguns textos em livros, blogs e sites escritos por pessoas que acham-se acima das outras, 'iluminadas' e dotadas de privilégios e benefícios devido à sua 'iluminação,' e que tratam o sofrimento humano como se fosse castigo, punição ou merecimento.

    ResponderEliminar
  2. Ai que não acostumo com esse design...demoro um tempo, grande, pra localizar onde comentar...aff Bem minha amada, é isso, tudo que temos são instrumentos. Eu agradeço por tê-los, pois se não os tivesse estaria fuminada. Coincidência à parte, hoje começa a festa das luzes/Chanucá e como essa vela linda daqui, que possamos iluminar e sermos iluminados diariamente e assim prosseguir em nossa jornada!
    Beijuuss, luz, no coração

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita