PERSPETIVAS


Na vida, tudo é uma questão de perspetiva... 


Apenas colunas de aço que invadem a paisagem
Nem sempre a liberdade é não estar numa prisão... Por vezes, o Homem que está preso é mais livre de que todos aqueles que passeiam nas ruas, em aparente liberdade. 
Ser ou estar, não são exatamente a mesma coisa...
Estou ou sou feliz?
Estou  ou sou apaixonado?

Mais de perto, apenas colunas de aço
Quantas vezes vemos apenas a superfície das coisas?
Quantas vezes o essencial nos escapa?
Quantas vezes julgamos os outros, apenas por algo que se evidencia e nem nos apercebemos de quem é, verdadeiramente, aquela pessoa que julgamos conhecer?
Quantas vezes analisamos a história, apenas sendo capazes de ver "as colunas de aço" que interferem com a paisagem?
Quantas vezes fazemos escolhas ou opções, defendemos posições,  tomamos partidos, criticamos ou defendemos, sem termos procurado a verdadeira perspetiva? Aquela perspetiva que nos permite ver o fundamental, a essência e a verdade....

Nesta escultura só é possível ver o que ela representa, se olharmos na perspetiva certa, caso contrário, apenas veremos umas colunas de aço que interferem com a paisagem.... 

Olhando na perspetiva certa
Incrível escultura representando Nelson Mandela Consiste em 50 placas de aço com 10 metros de altura, cortadas a laser e inseridas na paisagem, representando o 50.º aniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, em 6 de agosto de 1962, no próprio local onde tal sucedeu, e que lhe custaria 27 longos anos de cárcere. Num ângulo específico de observação, a visão em perspetiva das colunas surpreende ao assumir a imagem de Nelson Mandela. O escultor é Marco Cianfanelli, de Joanesburgo, que estudou belas-artes em Wits.

Comentários