Viajando por Portugal - Fátima e Ourém

No dia 31 de Dezembro, viajámos até Fátima (ler mais...Página Oficial do Santuário de Fátima), eu e o Pedro, a minha irmã e o marido e um casal nosso amigo, a Zi e o Carlos, para comemorar a passagem do ano. 
Normalmente, associamos Fátima ao 13 de Maio, à oração e ao recolhimento. Mas, como podem ver, um local de elevação espiritual, também pode e deve significar divertimento e  animação. 
Aliás, a elevação espiritual nada tem a ver com tristeza ou  sorumbatismo, uma atmosfera soturna ou obscura.
Santuário de Fátima - Capelinha das Aparições e Basílica
 Há momentos para o recolhimento e para a reflexão e outros  para a alegria, os abraços sentidos e as gargalhadas em conjunto... Mas nunca para a escuridão...Para nos elevarmos espiritualmente precisamos de LUZ ...
Depois de um Reveillon animado e de uma boa noite de sono, fomos visitar o Santuário, rezar (para quem quis) e acender algumas velas, para que estas iluminem as nossas intenções ...
Santuário de Fátima - Cruz Alta e Basílica da Santíssima Trindade
Após um brunch variado, fomos então dar um passeio até Ourém (ler mais Portal da Câmara Municipal - História, Imagens e muito mais). 
Embora já tenha viajado muito por este nosso pequeno país, tão rico em paisagens, história, costumes,..., não me lembro de ter estado alguma vez em Ourém. 
Adorei... Particularmente a parte antiga da cidade e o seu Castelo, o qual está mais bem conservado do que a maior parte dos, muitos, que já visitei em Portugal...
É sempre o antigo que me encanta, o que nos fala da história e dos costumes do povo,... A parte moderna é sempre semelhante em todas as cidades. Quase se pode dizer, quem viu uma viu todas.
Por isso vos deixo um cheirinho do muito que se pode ver em Ourém... Se tiverem oportunidade, não deixem de visitar.
Parte mais alta do Castelo
Vista parcial do Castelo
Estátua de D. Nuno Álvares Pereira
Castelo - Vista Parcial
Castelo - pormenor
 
Torre com bandeira de Portugal hasteada
Castelo e paisagem

Castelo - Esfera Armilar, um pouco esborrachada
Descendo do Castelo podem apreciar-se as casas antigas, bem conservadas e bonitas

Comentários