Gabriel García Márquez


Gabriel José García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927 - Cidade do México, 17 de abril de 2014) foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.
Gabriel García Márquez foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura, em 1972, e o Nobel de Literatura, em 1982, pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. 
Foi, ainda, o responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. 
Viajou muito pela Europa e viveu até à sua morte no México. 
Era pai do cineasta Rodrigo García.

Bastam algumas, poucas, linhas para resumir a vida de um homem, por mais importante que ele tenha sido para a humanidade. 
De facto, a grandeza da vida de alguém não se mede no número de linhas de um qualquer documento a seu respeito, nem mesmo de uma imensa quantidade de textos, crónicas ou mesmo livros que se possam escrever acerca dele.
A grandeza de um Homem mede-se pela quantidade de mentes e corações que ele for capaz de tocar, ao longo da vida.
E, Gabriel García Márquez foi, é e será sempre um Homem enorme. A sua inteligência, imaginação, sabedoria, humanitarismo e arte tocaram e continuarão a tocar grande parte da humanidade.
Não existe nada mais triste do que assistirmos à degradação física e mental de um ser humano. Deveríamos, sempre, poder "partir" com dignidade.
Ela, a morte física, tem o poder de nos devolver essa dignidade que, por vezes, nos é roubada.
Gabriel está vivo. Imortal é a sua obra... A sua vida... A sua memória...




Comentários