Em busca de Humanidade


Das escaramuças entre tribos até à 2ª Guerra Mundial; da Guerra do Vietnam à Guerra da Coreia; das Invasões Francesas à Guerra Colonial; Da Guerra dos 100 anos à guerra dos 6 dias; da Guerra do Golfo à Guerra do Iraque; da Al-Qaeda ao ISIS; a humanidade parece viver num eterno e maquiavélico enamoramento com a morte, a violência, a crueldade.... a luta pelo poder.
Estará para breve a 3ª Guerra Mundial? Ou será que já começou, apenas ninguém fez ainda a declaração do início das hostilidades?

"A menos de 48 horas das negociações sobre o cessar-fogo na Síria e em plena crise diplomática entre Paris e Moscovo, a agência France Presse refere que o apresentador do Rússia 24 - o principal canal de televisão de notícias do país - afirmou que as baterias antiaéreas russas na Síria vão "abater" aviões de guerra norte-americanos.
Na mesma emissão, o canal de informação estatal difundiu uma reportagem sobre a preparação de abrigos antinucleares em Moscovo.
Por outro lado, em S. Petersburgo, o jornal Fontanka, através da internet, indica que o governo russo se prepara para racionar o pão "por causa de uma futura guerra", apesar de as autoridades afirmarem que pretendem apenas proceder à regulação do preço da farinha."
Hoje, a Síria, de forma particular, e outros países da Ásia e África, maioritariamente muçulmanos, são assolados por guerras, ditaduras, fome, morte, violência. 
A fuga dos refugiados para o Ocidente, para a Europa, tem sido mortífera, dolorosa, cruel.
Os ocidentais temem a invasão, os refugiados temem a fome, a pobreza, a crueldade e a guerra.
Reuni num álbum este conjunto de imagens, de 2016, Pulitzer Prize - Winners for Photography, compiladas por autor desconhecido, ao qual dei o nome "Em busca de Humanidade".
Estas são imagens belas, duras, cruas, de uma realidade incompreensível, inaceitável, cruel e indigna da espécie humana.
Em busca de Humanidade é uma compilação de imagens que deveria tocar os corações humanos, obrigando-os a indignar-se e a dizer basta, a mais um, dos muitos flagelos que, causados por mão humana, atingem a humanidade.






















































Não será com gritos, utopias, demagogias, hipocrisia, falsa solidariedade ou, mesmo, violência que ultrapassaremos este flagelo ou venceremos esta guerra, mas, sim, com a força, a coragem e a humanidade que existe no coração, no divino, de cada Homem.


Comentários