A Magia do Natal, Mulheres, Rugas e Botox

Quem, eu?
Eu adoro o Natal.
O Natal é Mágico. 
Em cada Natal há sempre aquele momento em que a casa adormece e fica silenciosa.  Na obscuridade, paro olhando o Presépio, iluminado por uma luz suave e quente.
Recordo outros Natais e todos que já partiram, de quem tenho tantas saudades, mas que, na verdade, estão tão presentes. 
Uma a uma, conto, mentalmente, todas as minhas preocupações ao pequeno bebé seminu que me olha do seu berço de palha e, por momentos, todas elas parecem insignificantes.
Peço-lhe que olhe pelo mundo, que liberte da dor tantos que sofrem. Sinto que me olha com benevolência, como se eu fosse uma criança que lhe pedisse a Lua, mas é então que sinto aquela imensa paz envolver-me, como se recebesse um abraço protetor, bem apertado e sentido.
De alguma forma, sei que tudo terminará bem, que todas as dores irão passar.
Sim, sei, para todos os que não são cristãos nada disto faz sentido, ainda que se tenham "apropriado" da Festa, transformando-a na Festa da Família. Mas sabem, é isso mesmo, essa é a enorme e imensa e indecifrável Magia do Natal, unir a Família, a nossa família e a grande Família Humana.
Ah, mas a maldade existe. Pois existe. Tal como a doença e a pobreza ou a ganância. Mas também existe o Amor, a bondade, a alegria, a compaixão, a generosidade. Este é o mundo em que vivemos e ele é apenas o reflexo do que dele fazemos.

Adoro o Natal, as casas enfeitadas, o tremeluzir das luzes da árvore de Natal, o Presépio, iluminado por uma luz suave e quente, as mesas festivas, as prendas e a Família reunida.

Todos os dias é Natal? Para mim não. Natal é uma época especial que me toca o coração.
Mas nos restantes 364 dias do ano, continuo a estar presente, sempre que necessário e sempre que me apetece e me é possível, na vida dos meus amigos e da família.
E estou fartinha, até às pontas dos cabelos, das tiradas deprimentes e sarcásticas daqueles que com a sua insatisfação e amargura nos querem estragar o Natal ou seja que quadra ou dia do ano for.
Por que junto Natal com Mulheres, Rugas e Botox?
Bem, porque as mulheres são antirugas e antigorduras, por mais superficial que isso possa parecer.
Acerca das minhas rugas já tive ocasião de escrever o seguinte:
"As rugas, que a vida me deu, contam histórias do tempo que passa, de momentos vividos, de lutas travadas, de conquistas e de perdas, da impotência ou da garra, de noites mal dormidas, de conversas pela noite dentro, de lágrimas, mais sentidas do que escorridas, das gargalhadas imensas ou da paixão, que nasce selvagem dentro de mim, coagindo-me a amar a vida. 
As rugas, que a vida me deu, nasceram precocemente, quando a maioria das minhas amigas ainda tinha uma pele lisa.
As rugas, que a vida me deu, olhei-as primeiro com desagrado e desconfiança, depois como memórias quentes de uma vida vivida, intensa e irreverentemente.
Teimosa ou persistente?
As rugas, que a vida me deu, são essência, paixão e tristeza vivida até ao limite, aquela tristeza que cura as mágoas, expurga fantasmas, lima as diferenças; aquela tristeza de onde nasce o perdão, a compaixão, a aceitação, o entendimento de nós próprios e dos outros, e que nos permite rir com as suas alegrias e chorar com as suas tristezas.
Bem, e escrevo acerca do Natal, das mulheres e das rugas, porque as Mulheres são as grandes fazedoras do Natais familiares, porque entrei para um Grupo, MD-Menopausa💖Divertida Portugal, de Mulheres Fantásticas, ainda que, de certa forma, virtuais, onde partilhamos humor, saúde, preocupações e, claro, Natais, e porque nós, mulheres, que somos capazes de enfrentar os maiores desafios, lutar contra as maiores injustiça, defender as nossas crias até ao último suspiro, somos, também,  superficiais ou vaidosas ou como lhe queiram chamar.  

Neste Natal, mais uma vez, faremos o périplo das lojas para encontrar a prenda mais adequada a cada um, até que os pés se arrastem de dor e a paciência se esgote;  embrulharemos prendas, adornadas de fitas e laços, até à exaustão; e, entre o bacalhau, o peru ou o borrego, os fritos e doces, que cozinharemos com cansaço, quando não com grande irritação, mas sempre com amor, protestaremos contra a desarrumação da casa, o monte papeis, laços e fitas e, claro, contra os quilos que iremos ganhar. 
Enquanto, cá muito no íntimo, iremos pedir um tão fantástico quanto improvável milagre, vermo-nos, de novo, num elegante e jovem corpo, com um rosto fresco e sem rugas, resultante de um tão mágico, quanto inofensivo e eterno "botox", do rosto e do corpo.
Ah, pois é, somos todas maravilhosamente imperfeitas.
Eu, por mim, mais uma vez, irei olhar o meu Menino nas palhinhas deitado. Mais uma vez, irei vibrar com a Magia do Natal, ciente de que, apesar de todos os pesares, sempre saberei o caminho para encontrar a Paz, que é, afinal, o caminho mais fácil e curto para encontrar a Felicidade.
FELIZ NATAL

§Felicidade não é estar tudo ótimo na nossa vida, isso não existe, é, sim, a capacidade de sermos felizes apesar de todos os tropeços, problemas, preocupações, perdas ou dores, e, também, apesar de todas as rugas e gordurinhas .

Comentários