O Ano em que o Mundo Parou

NASA

Astronomy Picture of the Day

Discover the cosmos! Each day a different image or photograph of our fascinating universe is featured, along with a brief explanation written by a professional astronomer.
2020 March 9
Milky Way and Zodiacal Light over Chile
Image Credit & Copyright: Roman Ponča (ht: Masaryk U.)

O Universo e  o planeta Terra continuam espetaculares e misteriosos.
Não, o sol não parou de brilhar, nem de aquecer a terra. 
Não, o eixo da Terra não se desviou significativamente.
Não, as placas tectónicas não se fizeram em estilhaços.
Não, as alterações climáticas não nos conduziram ao cataclismo total. 
Não, as flores não pararam de florir, as searas não pararam de doirar os campos, as árvores não secaram. 
Não, os animais não pereceram todos por serem privados do seu habitat natural, por falta de alimento ou por serem abatidos.
Não, o fogo dos infernos não se abateu sobre a terra.
Não, não houve uma guerra mundial.
É apenas um pequeno vírus que, a pouco e pouco, vai paralisando o mundo, fechando cidades e fronteiras,  destruindo a economia mundial, dos países e empresas, fechando escolas e serviços.
Apenas os hospitais funcionam em pleno ou, mesmo, muito para lá da sua capacidade e atividade normal. 
Não, o vírus não matou milhões de pessoas. Até ao momento, no mundo inteiro houve apenas 3.893 mortes, num total de 111.862 casos diagnosticados, dos quais 62.722 já se encontram recuperados.
No entanto, está espalhado um pouco por todo o mundo. 
Os mais idosos,  frágeis ou aqueles que padecem de doenças graves ou debilitantes são quem corre maiores riscos, incluindo risco de vida, caso contraiam este vírus.

x87072165_A-computer-image-created-by-Nexu-Science-Communication-together-with-Trinity-College-in-Dub-1.jpg.pagespeed.ic.mhahvHouOu

O pequeno e, direi mesmo, "bonito" vírus, o Corona, rebatizado de COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. 
Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Wuhan

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores. 

Não entre em pânico. 
Não deixe de viver com medo da morte. 
Mas proteja-se, procure informação e tenha os cuidados básicos divulgados pela OMS e pelos Serviços de Saúde do seu país.









A saúde é o nosso maior bem. Fique bem. Mantenha-se saudável.



Mais informação - DGS - Direção Geral de Saúde

Dados mundiais: Coronavírus

Comentários